11/07/2025
Rondônia promove capacitação sobre Execução e Prestação de Contas no TransfereGov para fortalecer a gestão pública

Com o objetivo de aprimorar a gestão das transferências da União e ampliar a efetividade das políticas públicas, o Governo de Rondônia promoveu, entre os dias 8 e 10 de julho, o Curso de Formação de Multiplicadores TransfereGov – Módulo B: Execução e Prestação de Contas. A capacitação aconteceu no laboratório de informática da Escola Superior de Contas (ESCon), do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Porto Velho.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), por meio da Gerência de Transferências e Gestão de Convênios (GTG), e reuniu servidores públicos que atuam diretamente com projetos, convênios e contratos de repasse – tanto do governo estadual quanto de prefeituras, como as dos municípios de Campo Novo de Rondônia, Pimenteiras e entidade de terceiro setor.

O curso visa qualificar técnicos e gestores para que dominem a operacionalização da plataforma federal TransfereGov, garantindo maior eficiência na execução e prestação de contas dos recursos públicos. A formação abordou aspectos fundamentais para o correto uso dos recursos da União, como captação de recursos da união, transferências voluntárias, emendas parlamentares e outras modalidades previstas por leis específicas.

Segundo o governador Marcos Rocha, investir na qualificação dos servidores é uma prioridade da gestão. “Estamos empenhados em construir um governo cada vez mais eficiente, com foco em resultados concretos para a população. A capacitação no TransfereGov fortalece a transparência e amplia a nossa capacidade de captar e aplicar recursos públicos de forma responsável”, afirmou.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, reforçou o compromisso com a profissionalização contínua das equipes. “Esse curso é estratégico para garantir que os servidores estejam preparados para lidar com as exigências técnicas da gestão de convênios e transferências. O conhecimento compartilhado aqui contribui diretamente para a efetividade dos programas e políticas públicas em Rondônia”, destacou.

A capacitação também faz parte da estratégia de formação de multiplicadores, permitindo que o conhecimento adquirido seja disseminado entre diferentes órgãos e setores do Estado, com foco em melhorar a gestão dos instrumentos de repasse e ampliar a captação de recursos federais para Rondônia.

O TransfereGov é uma plataforma do governo federal voltada à gestão integrada das transferências de recursos da União a estados, municípios e organizações da sociedade civil. A formação de servidores multiplicadores reforça o compromisso do Estado com a transparência, agilidade e qualidade na aplicação dos recursos públicos.

 

 

Texto: Angélica Nunes

Fotos: Assessoria Sepog