A capital rondoniense sediará entre os dias 8 e 9 de agosto o 28º Fórum Nacional dos Governadores da Amazônia Legal. O evento acontecerá nas dependências do Palácio Rio Madeira, localizado na Avenida Farquar, n.º 2.986, no Bairro Pedrinhas.
O evento conta com a presença de todos os Governadores que compõem a Amazônia Legal e os membros do Consórcio da Amazônia Legal. A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), juntamente com as demais Secretarias do Estado, marcam presença no plenário. Em pauta, serão debatidos os temas: a governança fundiária; agricultura e economia verde; infraestrutura e transporte; meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além da segurança pública.
Para a Secretária da SEPOG Beatriz Basilio Mendes, o Fórum permite a discussão de estratégias para a conservação dos ecossistemas, ao mesmo tempo, em que busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. “A Amazônia é uma região que atravessa várias fronteiras estaduais, e a cooperação entre os Estados é essencial para enfrentar desafios comuns, como o desmatamento, a conservação da biodiversidade e a promoção de políticas que beneficiem as populações locais”, disse a titular da pasta.
Governadores que compõem a Amazônia Legal:
- Marcos Rocha, governador de Rondônia;
- Helder Barbalho, governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal;
- Gladson Cameli, governador do Acre;
- Wilson Lima, governador do Amazonas;
- Clécio Luis Vieira, governador do Amapá;
- Carlos Brandão, governador do Maranhão;
- Mauro Mendes, governador do Mato Grosso;
- Antonio Denarium, governador de Roraima;
- Wanderlei Castro, governador do Tocantins.