A fim de melhorar as práticas de utilização da plataforma do Sistema eletrônico oficial - Sei, o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão - Sepog, por meio da Escola de Governo, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Políticas Públicas - CDPP, realizou, de 3 a 6 de outubro, a maratona de capacitação do portal Sei RO, no laboratório de informática da Escola de Governo.
O curso abordou vários conceitos, desde a arquivologia (ciências da informação, que estuda as funções dos arquivos, princípios e técnicas), redação oficial, e a própria dinâmica da atualização do portal do servidor - SEI. Pensando no aproveitamento e aprendizado dos servidores idosos e PCD (pessoas com deficiência), o conteúdo foi adaptado, permitindo uma maior acessibilidade para a inclusão digital. Agregando teoria e prática, com uma carga horária de 20 horas, onde foi, 2 horas por dia presenciais, para não comprometer as atividades diárias de trabalho.
Para o assessor técnico da CDPP Marcus Vinicius, a criação deste cronograma de ensino, foi embasada na ideia do desenvolvimento profissional autônomo, para que o aluno tenha liberdade para acessar o conteúdo no momento que desejar. “ Elaboramos um curso com uma forma simplificada para que os servidores manuseassem a plataforma atualizado na versão 4.0, de forma simples e dinâmica, abordando vários níveis do zero ao avançado”, disse Marcus Vinícius.
Para a agente administrativa da Sepog Maria Zilda, essa iniciativa de capacitar os servidores idosos ou com alguma dificuldade de utilizar o Sei foi muito providencial. “ Eu parabenizo os idealizadores desse projeto porque eu achei ótimo, foi a primeira vez que tive essa oportunidade de ter um professor para me ensinar algumas coisas que tenho dificuldades de fazer, acredito que outros colegas também tenham e, às vezes, tenham vergonha de falar” abordou.
A primeira turma foi composta por uma equipe de servidores da Sepog, os quais já manifestaram interesse no aprendizado, e após algumas adequações, será aberta novas turmas para os demais servidores de todas as secretarias.
Texto : Giuliana Miranda
Fotos; Giuliana Miranda e Maria Luiza Amorin