
Mais 52 servidores que atuam nos órgãos públicos estaduais foram certificados na oficina “Controles Internos e Gestão de Riscos de acordo com o Coso ERM E Coso ICIF”, realizada por meio da Escola de Governo de Rondônia, nesta terça-feira (14). Essa é a segunda turma certificada na temática pela instituição, neste ano, visando atender a atual necessidade do Estado em desenvolver-se quanto ao planejamento estratégica das secretarias.
A oficina foi ministrada pela controladora da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e auditora da Controladoria Geral do Estado (CGE), Márcia Rocha, e teve como principal objetivo elevar a maturidade dos agentes estatais através do treinamento e conhecimento dos instrumentos considerados essenciais pelos controles externos para avaliação das unidades.
A diretora da Escola de Governo, Débora Cristina, explicou que a capacitação dos servidores na temática é de suma importância para que cada unidade possa aperfeiçoar e avançar as funções de controle para eficiência, eficácia e efetividade das atividades realizadas, em consonância com a Constituição Federal.
O método Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – COSO, que em português significa Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway, aplicado na oficina, tem como finalidade estudar as ocorrências de fraudes nos relatórios financeiros e contábeis das empresas, propor os controles necessários para que a mesma consiga estabelecer seus objetivos de forma clara e com mais precisão, para que possa alcançá-los.
Texto: Jane Carla
Fotos: Escola de Governo