
Ações de capacitação para servidores públicos e equipes técnicas, com o objetivo de reforçar o monitoramento e avaliação do Plano Estratégico estadual, estão sendo promovidas pelo governo de Rondônia nos dias 9 e 10, na Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
A iniciativa faz parte da implementação da metodologia de Gestão da Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas (Gampp), uma ferramenta estratégica que visa garantir que as ações governamentais estejam alinhadas com metas definidas, e entreguem resultados efetivos à população.
FORMAÇÃO PARA A BOA GESTÃO
Conforme o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e palestrante Diego Alan Freitas da Cruz, a capacitação abrange cursos, oficinas e treinamentos voltados à preparação dos profissionais para o uso de ferramentas de gestão, análise de indicadores e sistemas de monitoramento. “O foco é qualificar os servidores para acompanhar, medir e avaliar as ações do governo de forma técnica e contínua, favorecendo a transparência, eficiência e correções de rota, sempre que necessário,” pontuou.
O especialista ainda explica que, a Gampp é uma metodologia desenvolvida para apoiar a gestão pública na elaboração, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e planos estratégicos. Na prática, permite transformar promessas em ações concretas, com metas claras, indicadores mensuráveis e monitoramento permanente.
OBJETIVOS DO SISTEMA:
- Planejar melhor as ações governamentais;
- Monitorar a execução do Plano Estratégico;
- Avaliar resultados e impactos das políticas públicas;
- Corrigir desvios e realinhar estratégias, quando necessário.
ETAPAS DE APLICAÇÃO
A Gampp é aplicada de forma estruturada, em cinco etapas principais:
- Elaboração do Plano Estratégico – definição de missão, visão, objetivos e indicadores;
- Capacitação das equipes – treinamento para uso de ferramentas como painéis de controle e softwares de monitoramento;
- Criação de metas e indicadores – tudo mensurável: saúde, educação, segurança, infraestrutura;
- Monitoramento contínuo – reuniões, dashboards online e relatórios periódicos;
- Avaliação e correção de rumos – ajustes em metas, alocação de recursos e estratégias, quando necessário.
Resultados positivos já são observados na segurança pública, que faz o monitoramento da taxa de criminalidade por região; na educação, que faz o acompanhamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), evasão escolar e capacitação docente; na saúde, que faz o controle de indicadores como vacinação, tempo de espera e mortalidade materna; e infraestrutura, que faz a fiscalização de obras, recuperação de estradas e cumprimento de prazos.