Na busca por identificar os investimentos estratégicos disponíveis para as cadeias produtivas que gerem emprego e renda nos territórios da Amazônia, focando em um futuro onde o avanço da infraestrutura e a qualidade de vida caminhem com a preservação da rica biodiversidade da região, o governo de Rondônia participou de uma reunião técnica estratégica, no dia 6 de novembro, em Brasília.
A comitiva rondoniense foi representada pela Secretaria de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) e Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância do desenvolvimento de forma sustentável, buscando uma economia forte que respeite o meio ambiente. “O governo tem trabalhado para avaliar setores como agricultura sustentável, bioeconomia, turismo ecológico e manufaturas locais, isso permite identificar quais cadeias têm maior potencial para gerar empregos e agregar valor aos produtos regionais.”
Durante a reunião, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, ressaltou a importância da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) como aliada estratégica para o futuro da Amazônia. “A organização tem promovido cooperação entre os estados amazônicos, incentivando projetos de bioeconomia e manejo sustentável dos recursos naturais da Amazônia. Com isso, busca-se promover alternativas econômicas sustentáveis para as populações locais, reduzindo a pressão sobre o meio ambiente e melhorando as condições de vida.”
Participaram do encontro a secretária da Sepog, Beatriz Basílio; a secretária adjunta Jakeline Mackerte; o secretário adjunto da Sedec, Avenilson Trindade; o presidente da Fapero, Paulo Haddad; e o secretário da Seosp, Elias Rezende.
Além de Rondônia, estiveram presente os representantes das secretarias de desenvolvimento de oito, dos nove estados que compõem a Amazônia Brasileira, da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, e de instituições financeiras federais.
Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Assessoria Sepog